Meu cantinho

Criei um cantinho para postar os meus primeiros vôos, na inebriante tarefa que é escrever. Aqui tem os meus pensamentos, as minhas revoltas, e tudo o que vai pelo peito de uma mulher que é uma eterna apaixonada.
Coisas de mulher com alma sonhadora.
Mas sem pretensão de ser escritora.
Beijos e beijos

Tania

quarta-feira, 1 de abril de 2009

- Na hora de dormir


Na hora de dormir

Quando criança sempre via as amigas de minha mãe conversando sobre o enxoval que estavam fazendo, ou como deveriam fazer, para as filhas já moças e casadoiras.
Algumas então faziam questão de mostrar os belíssimos lençóis sempre brancos, bordados a mão, em tecidos finos.
Eu, pequena ainda, mas curiosa, ficava olhando e não entendia o porquê de 2 fronhas, 1 forro de cama, e 1 lençol de cobrir. Lógico que também não podia pedir para tirarem minhas dúvidas.
A mãe da noiva fazia o enxoval para ser usado só pela noiva?
Por que 1 só lençol de cobrir?
Será que o noivo é que levava o lençol dele?
Criança, não podia falar em determinados assuntos, muito menos tirar dúvidas. Somente bisbilhotar as conversas das mães, sempre calada.
Não entendia. Era tudo belíssimo, mas como dormir naquele lençol cheio de goma e bordados?
Quando cresci um pouco e chegou a televisão em Aracaju, passei a ver nos filmes o casal dormindo em uma cama, e 1 só lençol cobria os 2.
Continuava não entendendo... Acho que eram os meus primeiros sinais de rebeldia e independência que afloravam em uma época em que criança era tratada como débil mental que nada entendia tudo ouvia, e tinha sempre que calar. E assim passei anos a fio sem entender o porquê da economia de lençol. Mas sabia que não queria aquilo para mim.
Sou meio metódica para dormir. Não durmo na cama que não é a minha, lençol tem que estar bem esticado no colchão. Não suporto o cheiro que não seja o meu, o que geralmente é uma mistura de alfazema com cigarro, no meu travesseiro e não divido lençol de cobrir com ninguém.
Quando estava comprando os meus lençóis, época em que, como boa rebelde já estava grávida do meu primeiro filho, irritava minha mãe pela exigência de comprar 3 lençóis. Isto representava mais gastos, e logicamente mais roupa para lavar. Afinal as lavadeiras cobravam 4 peças por lençol.
Para mim, não adiantava a argumentação que a tradição era que um casal dividia o lençol. Eu já achava, e acho insuportável ter que dividir quarto, cama, e ainda lençol? Nada me convencia. E o meu direito a minha privacidade de dormir como gosto onde fica?
Para mim, um casal não necessita dividir um lençol para se sentir juntos, nem para amar, nem para fazer amor.
Amor... é para ficar acordado, ser acordado, vivê-lo acordado.
Tania

Nenhum comentário:

Postar um comentário